Colégio Objetivo Júnior

Acesso Restrito Pais e Alunos

Buscar

HTML tutorial

Destaques

11 problemas que atrapalham os adolescentes…

10 Flares Twitter 2 Facebook 8 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 10 Flares ×

… e o que os pais e os professores podem fazer para ajudá-los a estudar melhor

Foto: Silvio Tobias

Foto: estudos

“Alguns adolescentes conseguem ter muitas atividades e ainda ir bem na escola, outros precisam de mais tempo para estudar”

As notas do seu filho pioraram de uma hora para outra? De repente, ele pintou o cabelo de azul e ficou agressivo com os professores ou com colegas? Ele só quer saber de dormir quando chega em casa? Deixou os estudos de lado? Essescomportamentos podem ser mais comuns do que se pensa na adolescência, etapa do desenvolvimento caracterizada por muitas alterações físicas, mentais e sociais. “Nem sempre o adolescente está preparado para tanta mudança. Não tem as informações sobre si mesmo, nem sobre o mundo, na qualidade e na quantidade adequadas às suas necessidades de respostas, aos seus questionamentos”, afirma Miguel Perosa, psicoterapeuta e professor da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Problemas familiares, festas, drogas e choque de gerações são fatores que, há algumas décadas, vem tornando essa fase da vida ainda mais complicada e contribuem para a dificuldade dos jovens em se concentrar na escola. E essa lista só tem aumentado. No século 21, a internet e o celular se somam aos antigos problemas. Com tanta coisa nova, o professor diante da lousa parece pouco interessante. Tudo isso contribui para que muitos jovens tenham problemas na hora de estudar. O resultado é um desempenho escolar ruim ou uma queda momentânea nas notas.

É sempre bom ter em mente, no entanto, que ter problemas nessa fase é normal. “Filhos muito normais também devem ser motivo de preocupação”, alerta Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). “Não é normal ter as escolhas definidas demais nessa idade. Ter problemas e dúvidas faz parte do desenvolvimento.”

Diante dessa situação, muitos pais e muitos professores ficam sem saber como agir com seus filhos adolescentes. Pensando nisso, entrevistamos psicólogos, educadores e coordenadores pedagógicos e listamos os principais problemas dos adolescentes na hora de estudar e o que fazer em cada caso para ajudá-los.

© Colégio Objetivo Júnior Pirassununga- 2014

10 Flares Twitter 2 Facebook 8 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 10 Flares ×