Avaliação Socioafetiva

Educação para valores e habilidades

Como iremos educar para valores?

O Colégio Objetivo Júnior forma através de valores, criando oportunidades educativas para que a criança e o adolescente possam vivenciar determinadas situações.

O que é valor? Segundo Ítalo Gastalde, educador Salesiano, “valor é a força capaz de tirar o homem da sua indiferença e provocar nele uma atitude de avaliação, porque contribui de alguma forma para a sua realização pessoal”.

O Colégio Objetivo Júnior, estrutura e organiza novas alternativas capazes de possibilitar ao educando condições que lhe permitirão encontra-se consigo mesmo e complementar o processo educativo.

No registro socioafetivo constam os seguintes itens: Responsabilidade, Sociabilidade/ Participação, Organização e Disciplina. Serão expressas através de observações atitudes descritas para os pais em uma ficha (Ficha Socioafetiva). A família tomará ciência mensalmente das observações, com assinatura e devolução das mesmas.

ITENS

Disciplina: Domínio de si mesmo para se ajustar às exigências do cotidiano e de convivências. Um hábito interno que capacita o ser humano de usar a liberdade pessoal para o crescimento de si e do outro. Objetivo: Formar atitudes e valores positivos para a convivência em sociedade.

Sociabilidade/ Participação: Capacidade do indivíduo de se relacionar, conhecer o outro e expor suas opiniões ou gestos para o crescimento pessoal e da sociedade. Objetivo: Preparar a criança para refletir, expor suas ideias e interação social.

Organização: Capacidade do indivíduo em conservar e manter em plena condição de uso, os materiais e utensílios de uso pessoal e da sociedade. Objetivo: Associação dos indivíduos para um objetivo comum, que é a estruturação do trabalho e do ambiente.

Todos os itens serão observados e monitorados pelas professoras.

Disciplina: 

Respeitar os amigos, professores e funcionários;

Pronunciar baixo as palavras;

Esperar a sua vez de falar;

Andar em fila.

Sociabilidade/ Participação:

Ter hábitos de cortesia;

Socialização e participação nos eventos e em aulas extras;

Socialização com os colegas.

Organização:

Conservação e organização do material escolar.

Responsabilidade:

Efetuar as atividades em sala de aula e tarefas;

Incentivas a cada dia a independência (entrar sozinhos na escola, efetuar a higiene pessoal e lanchar).