Fim e Metodologias

Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Objetivo Júnior visa:

• Transmitir e perpetuar a herança cultural;

• Refletir sobre essa herança e examiná-la;

• Criar e inventar;

• Estar sempre em sintonia com os acontecimentos,isto é, atualizada e aberta às inovações.

Favorece:

• O desenvolvimento do processo de autonomia;

• A ação, interferindo adequadamente no processo de desencadear o raciocínio, na busca de soluções para os problemas;

• A livre expressão;

• A interação, a discussão, a argumentação;

• A troca de experiências;

• A adaptação da criança ao seu meio ambiente;

• A motivação para a aprendizagem.

Período Integral

Nos primeiros anos escolares, é constituída a base de todo o desenvolvimento do indivíduo. As experiências vividas e os conhecimentos adquiridos durante essa fase são decisivos na constituição da personalidade e das capacidades da pessoa. Neste sentido, o agrupamento dos alunos no período integral atenderá o formato MULTIAGE, no qual oferecemos às crianças a oportunidade de conviverem com crianças de idades aproximadas, contribuindo para o desenvolvimento social, cognitivo, motor e afetivo.

No sistema MULTIAGE, as crianças de diferentes faixas etárias trabalham juntas. O objetivo é fazer com que os alunos interajam, troquem experiências e conhecimentos, estimulando reciprocamente. Tudo sob o olhar e a orientação dos professores. Parte-se da constatação de que as crianças menores aprendem muito quando acompanhadas por alunos um pouco mais experientes. Estes, por sua vez, ao explicarem e auxiliarem os mais novos em suas tarefas, reorganizam seus conhecimentos e avançam consideravelmente em seus saberes. A situação também leva as crianças a aprenderem mais sobre como viver coletivamente, lidando com as diferenças que naturalmente surgem ao conviverem com amigos de outras idades. Neste ambiente, a criança estabelece contatos sociais, amplia seu campo de atuação, vivencia diferentes atitudes e avalia suas possibilidades como participante de um grupo.

Compõem o currículo escolar vespertino e integral os Centros de Interesse (CI), subsidiados por projetos:

• Momento de leitura

• Jogos de raciocínio

• Ateliê de artes

• Musicalização

• Corpo e movimento

• Pequenos Gourmets – cozinha experimental

• Estudos organizados

• Horticultura

• Expressão teatral

• Estudo do meio

• Pequenos de Fino Trato

Ensino Fundamental

Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Revoluções sucedem-se incessantemente em todos os campos do conhecimento e em todas as áreas de atividades.

Surgem novos problemas que exigem soluções sempre urgentes.

Nesse momento, é preciso inteligência para discriminar a importância das questões essenciais; liderança para enfrentá-las; criatividade para encontrar soluções; persistência para não desistir diante das dificuldades.

O Colégio Objetivo Júnior preocupa-se em despertar em seus alunos senso crítico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável, tanto na vida quanto no trabalho.

Uma associação de estratégias, técnicas e operações.